Ucrânia: Partido anuncia que ex-PM Iúlia Timochenko foi presa
O partido de Iúlia Timochenko anunciou esta terça-feira que a ex-primeira-ministra ucraniana foi detida por acusações de abuso de poder, mas a justiça da Ucrânia já desmentiu a detenção
A agência noticiosa francesa AFP citou um comunicado na Internet segundo o qual Timochenko teria sido presa hoje. No entanto, a agência noticiosa russa Interfax citou fontes judiciais ucranianas que negam a informação.
Em Dezembro, Timochenko já tinha sido acusada de abuso de poder e colocada sob prisão domiciliária.
Timochenko, uma das protagonistas da "revolução laranja" de finais de 2004 na Ucrânia, foi primeira-ministra entre finais de 2007 e 2010, e candidata às presidenciais do ano passado, tendo sido derrotada pelo atual Presidente, Viktor Ianukovitch.
Nuvem de cinzas põe Europa alerta
A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grímsvötn deverá atingir hoje o Reino Unido e poderá estender-se a outras regiões, incluindo a Península Ibérica, nos próximos dias, embora os peritos não prevejam, para já, o encerramento, total ou parcial, do espaço aéreo europeu. A UE criou um gabinete de crise para acompanhar a situação.
Segundo a Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol), a nuvem de cinzas estava ontem a aproximar--se da República da Irlanda e de zonas do norte do Reino Unido, tendo já levado ao cancelamento preventivo de 40 voos na Escócia.
A nuvem, que segundo o meteorologista João Jacinto estava ainda "bastante afastada da Península Ibérica e do espaço aéreo controlado por Portugal", deverá chegar ao oeste de França e ao norte de Espanha já na quinta--feira, se a erupção prosseguir com a mesma intensidade.
O aeroporto de Keflavik, na capital islandesa, que estava fechado desde domingo, reabriu ao final da tarde de ontem. O português Rui Silva, retido com dois compatriotas na Islândia após o cancelamento do seu voo, na manhã de ontem, disse à Lusa que a cidade está coberta por "um pó castanho, que entra pela boca e afecta os olhos".
Os peritos consideram que existem poucas possibilidades de vir a repetir-se o caos no tráfego aéreo verificado em 2010, após a erupção do Eyjfjallajökull.
ADN de Strauss-Kahn encontrado nas roupas de empregada do hotel
O ADN de Dominique Strauss-Kahn foi encontrado nas roupas da funcionária do hotel que o acusou de crimes sexuais em Nova Iorque, afirmaram esta terça-feira duas estações televisivas norte-americanas, a NBC e a ABC
À AFP um porta-voz da polícia recusou confirmar esta informação, remetendo esclarecimentos para o tribunal que também se escusou a qualquer comentário.
Os resultados das amostras de ADN de Strauss-Kahn na alegada vítima e no quarto do hotel Sofitel onde os factos se terão passado eram aguardados para o início da semana.
Segundo a NBC, o esperma de Dominique Strauss-Kahn foi encontrado no colarinho da camisa da queixosa, cuja identidade não foi revelada pelas autoridades norte-americanas.
Uma porta-voz do tribunal, Erin Duggan, disse que nada será comunicado antes de ser apresentado em tribunal. As análises deverão agora confirmar que houve ou não acto sexual. Já a prova de violência é mais difícil de provar, sublinham os especialistas.
Dominique Strauss-Kahn, que se demitiu do Fundo Monetário Internacional e aguarda julgamento em prisão domiciliária, enviou um email aos funcionários do FMI a reclamar a sua inocência deste "pesadelo
Tornado mata 116
Um violento tornado varreu, no domingo, a cidade de Joplin, no estado norte-americano do Missouri, fazendo pelo menos 116 vítimas mortais e um sem número de feridos, desaparecidos e desalojados.
O tornado deixou um rasto de destruição na pequena cidade de 50 mil habitantes, arrasando bairros inteiros, arrancando telhados e árvores e danificando mais de duas mil habitações. O hospital local foi parcialmente destruído, forçando à retirada de 180 doentes.
De acordo com o governador do Missouri, Jay Nixon, as sirenes de alerta soaram 20 minutos antes da catástrofe mas muitas pessoas não conseguiram chegar a tempo aos abrigos: "O barulho da tempestade deve ter-se sobreposto ao das sirenes", afirmou.
Foi já decretado o estado de emergência em toda a região afectada.
Obama pede ao Hamas para rejeitar violência
O presidente norte-americano, Barack Obama, apelou neste domingo ao movimento palestiniano Hamas para "reconhecer o direito de Israel existir" e "rejeitar a violência", num discurso no congresso anual do principal grupo de pressão pró-israelita nos Estados Unidos, AIPAC
Presidente disse que os EUA se vão opor a qualquer tentativa de isolar Israel nas Nações Unidas
No discurso proferido em Washington, o presidente disse ainda que os Estados Unidos se vão opor a qualquer tentativa de isolar Israel nas Nações Unidas e prometeu continuar a manter sob pressão o Irão, tentando evitar que o regime de Teerão se dote de armas nuclear.
Novo vulcão ameaça Europa
Um ano depois de um vulcão da Islândia forçar o encerramento do espaço aéreo durante vários dias, outro vulcão daquele país entrou ontem em erupção. O ‘Grímsvötn’ expeliu uma nuvem de cinzas a mais de 12 km de altura e forç
A Agência para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) confirmou o encerramento temporário do espaço aéreo islandês e alertou que, se a erupção se mantiver e o vento soprar de norte, as cinzas podem atingir a Escócia e parte de Inglaterra amanhã, prevendo-se que cheguem a França e Espanha quinta e sexta-feira, respectivamente.
"É possível que seja uma grande erupção, mas é pouco provável que se pareça com a do ano passado", afirmou, entretanto, o geólogo Hjorleifur Sveinbjornsson.
Recorde-se que, em Abril de 2010, o vulcão ‘Eyjafjallajökull’ criou o maior caos aéreo da Europa, forçando o encerramento do espaço aéreo europeu. Mais de 100 mil voos foram anulados e cerca de oito milhões de pessoas foram afectadas. O funcionamento anómalo das ligações aéreas prolongou-se durante quase um mês.
Se o ‘Grímsvötn’ terá ou não impacto semelhante só se saberá ao longo desta semana. Os peritos referem que isso dependerá do sentido dos ventos e da continuidade das erupções.
Mulher de Strauss-Kahn paga tudo
Neta e herdeira de um dos maiores marchands do mundo, Anne Sinclair, mulher do ex-director do FMI, Dominique Strauss-Kahn, não cede perante os crimes sexuais que pesam sobre o marido. E o seu apoio não tem preço: só para o tirar da prisão de Rikers Island, a jornalista fez uma hipoteca sobre uma das suas casas, avaliada em sete milhões de euros.
O apoio de Anne Sinclair para libertar o marido não tem conhecido limite nem preço
Todas as despesas referentes à defesa de DSK estão, de facto, por conta de Sinclair. Da ‘gaiola dourada’ (3 mil euros/mês) perto do ‘Ground Zero, onde está desde sexta-feira em prisão domiciliária, até às medidas de segurança que o envolvem, tudo sai do seu património. Pagará, por exemplo, mais de 170 mil euros à empresa de segurança que vigia o marido.
E, se este porventura fugisse à Justiça, seria ainda ela que teria de desembolsar uma quantia não revelada mas que lhe custaria pelo menos a mansão em Georgetown, no valor de 3 milhões de euros. Será ela ainda que paga o batalhão de advogados e detectives encarregados de desacreditar a alegada vítima de DSK, Nafissatou Diallo, guineense de 32 anos. Um deles é Benjamin Braffman, que defendeu o falecido Michael Jackson. Outro, Todd Henry, passará a pente fino a vida de Diallo, incluindo o seu passado sexual, apesar de a lei estadual de Nova Iorque não permitir usar este recurso em alegadas vítimas de violação.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, apelou aos países do Ocidente para que cheguem a acordo com Moscovo sobre o projecto de defesa antimíssil europeu, pois caso contrário, o continente pode voltar à era da guerra fria.
foto Alexander Demianchuk/REUTERS
Presidente russo Dmitri Medvedev
"Devemos pensar como vai ser a nossa casa europeia, comum. Os anos 20 vêm aí. Em 2020 na Europa aparecerá um novo sistema de defesa antimíssil. Cheguemos a um acordo agora sobre qual será e, então, em 2020, teremos uma casa europeia completamente moderna, adaptada à vida", declarou no Forum Jurídico Internacional de São Petersburgo.
"Se não conseguirmos chegar a um acordo, teremos uma Europa igual à do início da década de 1980", preveniu. "Eu não quero viver nessa Europa. Eu espero que vocês também não queiram", frisou Medvedev.
Cooperação verdadeira
O presidente russo apelou também à comunidade internacional para desenvolver a cooperação na luta contra o terrorismo e livrar-se dos padrões duplos que dificultam a vitória sobre o inimigo comum.
"Precisamos de uma cooperação verdadeira, não fictícia, precisamos de meios modernos de luta contra o terrorismo, precisamos de uma cooperação verdadeira e não fictícia não só entre os chefes de Estado... mas também entre as estruturas jurídicas, serviços secretos", acrescentou.
Sismo na Turquia fez dois mortos
12h03m
Duas pessoas morreram e 79 ficaram feridas devido ao sismo de magnitude de 5,9 registado, na quinta-feira, no noroeste da Turquia.
foto Selma Kocabas/REUTERS/Anatolian
Sismo na Turquia registou magnitude de 5,9
"Um homem de 18 anos morreu, atingido na cabeça pela queda de um pilar de betão. Um homem de 62 anos, que tinha feito uma operação ao coração há dois dias, morreu", declarou o ministro do Ambiente turco, Veysel Eroglu, às televisões.
Das 79 pessoas que ficaram feridas, uma está em estado grave, adiantou o ministro. Numerosas habitações sofreram danos.
O sismo ocorreu cerca das 20.15 horas de quinta-feira (21.15 horas em Portugal continental) em Simay, uma cidade de 100 mil habitantes, que depende da província de Kutahya, localizada a 310 quilómetros a oeste de Ancara.
O Crescente Vermelho enviou víveres e 10 mil cobertores para Simay e prevê instalar 5000 tendas até sábado, declarou um responsável da organização à televisão NTV.
O sismo também foi sentido nas províncias vizinhas até Istambul, a principal metrópole turca de mais de 12 milhões de habitantes, disse a agência noticiosa turca Anatolia.
Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.
OCDE defende mudança para director não europeu no FMI
13h17m
O secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, Angel Gurria, considerou, em Paris, ter chegado "o momento de mudar" para um director-geral do Fundo Monetário Internacional não europeu.
"Concordo plenamente que este é o momento para mudar uma tradição" que tem levado, sem excepção, um europeu a liderar o FMI desde que a instituição foi criada, declarou Angel Gurria num encontro com a imprensa. "Creio que desta vez é possível mas é preciso ser rápido", acrescentou.
Em relação à possível candidatura da ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, o responsável da OCDE considerou que "faria um trabalho formidável" a chefiar o FMI. Mas "a questão não é essa", sublinhou.
Trata-se de escolher "politicamente" um sucessor de um país não europeu para Dominique Strauss-Kahn, escolhido pelos seus méritos. "A questão do mérito é mais importante que a nacionalidade", insistiu.
Strauss-Kahn apresentou na quinta-feira a demissão de director-geral do FMI, depois de ter sido detido, no sábado, nos Estados Unidos, por tentativa de violação de uma empregada de um hotel onde estava hospedado em Nova Iorque.
Manifestantes continuam "instalados" na Puerta del Sol
09h32m
Centenas de pessoas pernoitaram, quinta-feira, na cidade improvisada instalada na madrilena Puerta del Sol, no quinto dia de protesto que dá sinais de não parar apesar de, oficialmente, as concentrações ficarem proibidas desde a meia-noite de sábado.
foto VINCENT WEST/Reuters
A cidade improvisada, coberta com toldos, despertou, quinta-feira, com mais gente do que nas duas últimas noites, mantendo as rotinas de organização e distribuição de tarefas dos últimos dias.
Os manifestantes apelam a uma democracia participativa e querem uma alteração no sistema económico e político do país.
Pelas redes sociais e na própria praça continuam a ser pedidos víveres necessários para o trabalho do dia, neste caso com apelos a gasolina para os geradores e renovados apelos aos vizinhos da zona para que 'emprestem' o acesso ás suas redes wifi.
Um ambiente que demonstra algum desafio à decisão da Junta Eleitoral Central (JEC) espanhola que ao final da noite de quinta-feira declarou ilegais todas as mobilizações tanto no sábado, dia de reflexão, como domingo, dia de eleições municipais e regionais em Espanha.
A JEC considerou "contrárias à legislação eleitoral" aquelas "concentrações e reuniões" que decorram a partir da meia-noite de 21 de Maio e até ao fim da jornada de votações, no domingo.
Consumo de droga na Europa aproxima-se ao dos EUA
Ontem
O chefe da Unidade Nacional de Antinarcóticos da Colômbia advertiu que o consumo de estupefacientes na Europa está a aproximar-se do nível dos Estados Unidos, considerando fundamental que a UE reformule as suas políticas anti-drogas.
foto Arquivo JN
"A situação é critica porque a Europa está a converter-se num consumidor quase da mesma proporção que os Estados Unidos. Acho por isso importante chamar à atenção dos responsáveis europeus para a necessidade de reformular as políticas anti-drogas e reforçar a luta contra este flagelo", afirmou Juan Carlos Acevedo Vanegas.
O chefe da Unidade Nacional de Antinarcóticos e de Interdição Marítima da Colômbia (UNAIM) falou à Lusa à margem do "Simpósio Transatlântico para o Desmantelamento de Redes Ilícitas Organizadas", que hoje encerra em Lisboa, e que visou reforçar a cooperação internacional no combate ao crime e às redes ilícitas nos dois lados do Atlântico.
Vanegas explicou que a maioria da cocaína que sai da América Latina rumo à Europa é oriunda do seu país, "apesar de a quantidade ter baixado bastante".
Isto deveu-se, precisou o responsável, à uma "quebra na produção da cocaína em território colombiano", que, por sua vez, obrigou as redes de tráfico internacionais a "produzirem em outras partes do hemisfério".
O chefe da UNAIM destacou que a cocaína destinada ao mercado europeu "sai pela parte oriental" da Colômbia e "por todas as vias: marítima e aérea".